fbpx

As Artes Marciais para a saúde!

07/08/20190
semana-1-1200-sem-titulo.png

A artes marciais as vezes parecem meio brutas, a execução na academia é feita com professores com bastante conhecimento da técnica e que costumam explorar os objetivos e limites de cada aluno.

Independente da modalidade, as artes marciais podem proporcionar muitos benefícios a saúde, como ajudar a ficar em forma, aliviar o estresse e contribuir para a coordenação motora.

E quais são os outros benefícios das artes marciais para a saúde?

  • Aumenta a flexibilidade do corpo.
  • Desenvolve a coordenação motora.
  • Fortalece grupos musculares ao mesmo tempo. Diferente da musculação que trabalha isoladamente os músculos.
  • Promove um grande alívio de stress e uma excelente forma de descontar a raiva, frustração e demais sentimentos ruins.
  • Melhora a agilidade e aguça os sentidos, já que a pessoa aprende a estar sempre alerta e a ter reflexos mais rápidos.
  • Ensina a ter mais autocontrole e desenvolve a autoestima. Já que a pessoa adquire um poder (o de saber se defender e como usar a força) sobre os outros e se torna mais responsável por isso.
  • É uma excelente forma de perder peso, além de desenvolver a musculatura. A maioria das modalidades trabalha o abdômen e a lombar. Além de músculos superiores e inferiores em maior ou menos intensidade.
  • Desenvolve a disciplina. A disciplina é reforçada no sentido de o aluno ser estimulado a não perder o treino, já que ele fica em desvantagem em comparação com os que são mais assíduos.
  • Ressalta a importância do aluno se alimentar e dormir melhor. Já que ele percebe na aula que seu desempenho melhorou piorou devido ao que consumiu. O aluno se torna mais consciente e tende a conter os excessos pensando em não prejudicar o seu desempenho, principalmente porque ele terá um oponente que pode estar em melhores condições que ele.
  • Pode contribuir para a melhoria de problemas de saúde como pressão alta, controle do colesterol, gastrite, etc. Porém, deve-se fazer uma consulta ao médico antes de iniciar a prática. E é fundamental explicar ao professor quais são os problemas preexistentes, já que o treino deverá ser diferente quanto a intensidade e tipos de movimentos.

 

E quais são algumas das artes marciais mais praticadas?

MUAY THAI
Trata-se de uma luta conhecida como a “arte dos oito membros”, uma vez que os oito pontos de contato do corpo simulam armas utilizadas no combate, como espadas, machados e bastões.

O Muay Thai tem feito sucesso também com o público feminino. Um dos motivos apontados para isso é o desenvolvimento da autodefesa, mas os benefícios para o corpo também são inúmeros.

 

KICKBOXING
Esse tipo de luta se desenvolveu como uma junção do boxe e do caratê, permitindo somente golpes com as mãos e os pés. As modalidades variam bastante, o interessante é encontrar a que mais casa com a sua preferência e objetivo.

 

JUDÔ
Consiste em envolver e imobilizar o adversário, utilizando a própria força do oponente contra ele. A ideia por atrás do Judô é educar, além do corpo, a mente e a moral do praticante. Como não permite chutar, dar socos ou empurrar o rival, o Judô trabalha muito mais o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade e a agilidade para escapar e realizar os movimentos durante o combate. A disciplina, os valores e a ética da luta também são parte fundamental de seus ensinamentos.

 

JIU-JITSU
O Jiu-jitsu não consiste em socos ou chutes, mas em tentar imobilizar o seu adversário por meio de movimentos feitos geralmente no chão. Isso não quer dizer que não doa, pelo contrário. As quedas constantes ajudam o corpo a aprender a absorver a dor. Força e resistência são bem desenvolvidas, uma vez que o esforço é constante.

 

CARATÊ
É uma arte marcial caracterizada por socos, chutes, e golpes de mão aberta, entre outros. O carateca geralmente desenvolve sua força interna sem fazer crescer muito os músculos. O foco do caratê é o reflexo e a velocidade como forma de autodefesa. Ou seja, o importante não é a vitória, mas sim o equilíbrio entre o corpo e a mente interligados ao desenvolvimento técnico.

 

TAEKWONDO
Esta arte marcial coreana garante todos os benefícios das outras listadas acima, mas tem um foco maior nos membros inferiores, pois consiste somente em golpes com as pernas. Não há opção melhor para quem quer trabalhar as pernas, já que não irão faltar pulos, chutes, voadoras e giros no ar.

 

E então, qual dessas artes marciais é mais a sua cara?


Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *


WhatsApp chat