fbpx

Vamos falar sobre defesa pessoal!

08/07/20190
1200-2-5.png

Um dia você pode estar andando despretensiosamente pela rua e ser atacado(a) por alguém com as piores intenções. A defesa pessoal é uma técnica de reação, isso porque primeiro deve haver uma ação por parte do criminoso que esgote as chances de prevenção. Não é uma ação necessariamente física, afinal, é necessário observar gestos e atitudes, olhares e sinais.

Quando o assunto é defesa pessoal, sentir-se confiante para encarrar as situações diárias ajuda a evitar ambientes suspeitos, por exemplo. Muitas pessoas acham que praticantes de Artes Marciais são pessoas violentas e que treinam com o propósito de bater nos outros. Na verdade, não funciona bem assim, quem pratica em escolas sérias, diariamente sabe o quanto aprender defesa pessoal causa o efeito contrário. Você passa a evitar brigas. E não estamos falando apenas de conflitos físicos, mas sim de embates na própria vida.

Por que devo treinar defesa pessoal?

  • Melhora a autoconfiança

Muitas pessoas não confiam em suas habilidades, coma violência crescendo, nos sentimos cada vez mais desprotegidos. As aulas de Artes Marciais ajudam a construir uma confiança em si próprio, para que você não se sinta intimidado.

  • Desenvolve a consciência

Normalmente as pessoas que praticam Artes Marciais costumam a ficar atentas ao que acontece nos arredores, passam a evitar ruas escuras, lugares vazios e pessoas com comportamentos suspeitos. Ninguém espera ser atacado, mas nos treinos você aprende a estar preparado caso isso aconteça.

  • Respeito

Um dos pilares das artes marciais, é o respeito. Durante os treinos haverá um parceiro, entre a dupla deve haver o respeito para que não aconteçam acidentes, caso contrário a prática de defesa pessoal torna-se impossível.  

  • O espírito guerreiro se manifesta

Aqui o foco não é um lutador profissional que sobe no ringue, mas de você mesmo, que constantemente enfrenta batalhas, encara a vida das mais diversas formas, desde resolver um problema financeiro até um conflito com colegas de trabalho.

  • Melhora o condicionamento físico

A defesa pessoal, além de ser um excelente exercício físico, é prepara-lo para enfrentar situações que ameacem sua integridade física. Para isso, o corpo precisa de agilidade e força, adquiridos com treino e dedicação.

Beleza, mas como usar as técnicas de defesa pessoal?

Lembre-se de que é necessário muito treinamento, de modo que não ocorram erros que gerem situações de perigo. Essas técnicas podem ser letais e a intenção é imobilizar o oponente somente em situações de risco. Vamos para algumas dicas:

  1. Use a força do adversário contra ele mesmo

Várias artes marciais têm como objetivo principal usar a força do adversário contra ele mesmo. Nesse sistema de luta, a prioridade é defender-se de pessoas mais fortes.

  1. Encontre pontos vulneráveis do agressor

Mire nas áreas sensíveis do agressor e procure atingi-las com precisão. No corpo humano, há pontos de pressão que produzem dores muito fortes. A intenção é explorar a vulnerabilidade do adversário com o objetivo de ganhar vantagem sobre ele, tornando a imobilização mais eficiente.

Enforque o adversário

Fique atrás do agressor e envolve o pescoço usando o antebraço. Abaixe-o lentamente próximo ao chão para que você não receba um ataque no estômago como forma de defesa.

Ataque o ombro

Encontre a clavícula, encaixe os dedos por trás dela e tente ser preciso. Esse ataque exige observação.

Golpeie na garganta

Golpes na garganta são bastante eficazes, golpeie com a mão esticada e com firmeza. Esse ataque pode ser letal.

Ao atingir pontos vitais do agressor, você o deixará incapacitado de continuar o combate. Isso pode ocorrer com apenas um golpe.

  1. Use o cotovelo e o joelho

Os cotovelos e os joelhos são estruturas ósseas muito fortes, se o oponente tentar agredir por trás, use o cotovelo em seu estômago ou tórax; caso o ataque venha de frente, acerte o joelho nas genitais ou na coxa.

Essas defesas impedem o oponente de fazer movimentos fortes e o deixam enfraquecido pela dor.

  1. Fique atento com ataques por trás

O treino de defesa pessoal fará com que você se sinta preparado para esperar por ataques vindos de todos os ângulos, principalmente dos lados vulneráveis.

Caso receba um ataque por trás, é importante que você se curve, gire o quadril rapidamente e ataque-o em suas partes mais expostas.

  1. Solte as mãos do agressor

É comum que o agressor segure a pessoa para evitar que ela reaja. Siga a regra do “dedo polegar”: sempre rotacione o puno da pessoa em direção ao polegar dela, com movimentos agressivos, circulares e ágeis. Isso faz com que ela perca a força.

Quando a mão estiver na parte inferior (palma para cima), puxe a mão em sua direção. Isso inutilizará a ação dele e você poderá continuar a se defender.

  1. Escape do estrangulamento por trás

Dê um passo à frente e, ao mesmo tempo, levante o braço oposto ao da perna que avançou, deixando o bíceps na altura da orelha. Após isso, passe a perna que ficou atrás por trás da que está avançada, girando como se fosse encarar a pessoa.

É importante fazer isso de forma rápida e agressiva. Evitando baixar o braço nesse momento. Utilize o peso do seu corpo para forçar os punhos do agressor, levando os a se abrirem imediatamente para aliviar o aperto no pescoço. Quando isso acontecer, utilize os cotovelos para tentar atingir a cabeça do oponente ou ataque-o diretamente em pontos sensíveis.

Quais os benefícios da Defesa Pessoal?

Apesar de não ser o seu objetivo, melhora a condição física do praticante através do condicionamento aeróbico e exercícios de força, agilidade, flexibilidade, alongamento e coordenação motora para o desenvolvimento de habilidades técnicas e de execução dos movimentos de autodefesa.

Outro benefício resultante da prática de uma arte marcial de Defesa Pessoal é aumentar a capacidade de decisão, persistência e resistência mental, contribuindo com o amadurecimento psicológico e emocional, além de potencialização aa autoconfiança, o gerenciamento de crises e de situações limites, e consequentemente uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.


Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *


WhatsApp chat