fbpx

A importância do exercício físico!

01/07/20190
1200-exercicio.png

O corpo humano foi criado para o movimento, se você tem uma vida sedentária, está na hora de pensar em formas de se mexer mais. Uma vida ativa melhora seu bem-estar e evita várias doenças.

O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma atividade motora pode gerar o surgimento de doenças. Dessa forma, uma pessoa sedentária não é só aquela que não pratica atividade física, mas sim, a que possui um comportamento caracterizado pela quantidade de tempo destinado a um conjunto de atividades que não aumentam o gasto energético.

Você sabia que existe diferença entre Atividade Física e Exercício Físico?

Atividade física é todo movimento produzido pelos músculos que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. É tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Atividades como limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.

O exercício físico serve para ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares. É uma atividade repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa. Os esportes propostos pelo professor de Educação Física como futebol, basquete, atletismo ou até mesmo a dança ou a ginástica.

E quais os benefícios que o exercício físico proporciona?

A prática de exercícios físicos envolve muito mais que a estética, além de aumentar a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do estresse. Estas mudanças, na mente e no corpo, podem melhorar a ansiedade, depressão, nervosismo e autoconfiança, melhorando assim o humor. Aumenta a habilidade de concentração, além de melhorar a qualidade do sono e prevenir pressão sanguínea e colesterol altos.

E que tal algumas dicas para iniciar os exercícios físicos?

  1. Um dos primeiros passos para começar uma atividade física é passar por exames e avaliação médica, atualmente algumas academias exigem que você faça exames antes de começar a treinar. A questão é, em alguns casos, os exercícios podem ser limitados ou até específicos para auxiliar em uma condição adversa do praticante.
  2. Para que a rotina de atividades não se torne chata, o ideal é escolher fazer aquilo que lhe agrada mais. A sua escolha depende dos seus gostos, objetivos e limitações. O ideal é que você faça aulas experimentais e converse com um profissional capacitado a respeito da prática da atividade escolhida.
  3. Respeite seu corpo e comece devagar. Conforme for se acostumando é possível aumentar o ritmo e intensidade, caso deseje. No começo de qualquer prática de exercício físico é normal sentir esgotamento no dia seguinte ou até no mesmo dia.
  4. Para acostumar seu corpo e não correr o risco de ficar adiando a prática, o ideal é criar uma rotina. Ao incluir exercícios no seu dia a dia, você faz com que seu corpo sinta falta da atividade.

Se você está pensando em começar a fazer exercícios físicos e não sabe por onde começar, procure um clínico geral, ele pode indicar quais exames devem ser feitos e se necessário encaminhar para outro especialista!


Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *


WhatsApp chat