fbpx

O estresse em ambiente de trabalho

10/06/20190
1200-2-estresse.png

Combater o estresse no trabalho é um desafio que envolve a participação direta de empregadores e empregados. Os trabalhos, atualmente, excedem os limites das capacidades e habilidades humanas. O resultado é o ESTRESSE. As causas mais comuns do estresse no trabalho são os riscos psicossociais relacionados às empresas, aos projetos e situações que influenciam, diretamente, na saúde e no desempenho do trabalhador.

Esse estresse pode levar a transtornos mentais, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, reprodutivas, além de problemas comportamentais, incluindo o abuso do álcool, tabaco, demais drogas e distúrbio do sono. Para as empresas isso acarreta a queda da produtividade dos colaboradores, atraso em projetos, acidentes de trabalho, aumento dos custos com saúde, além de gastos com ações trabalhistas e maior rotatividade de funcionários.

E como combater o estresse?

As ações de redução do estresse não são secretas. Melhores condições de ambiente de trabalho, responsabilidades mais adequadas, maior liberdade para agir e até mesmo elogios pelo trabalho bem feito ajudam a reduzir o estresse. Para o funcionário, saber que o que ele está fazendo será verificado, utilizado e fará alguma diferença ajuda a aumentar a autoestima e reduzir o estresse. Fatores como a autoconfiança e não se sentir constantemente pressionado contribuem para o bem-estar. Conversas com os funcionários sobre os problemas e definição de responsabilidades diminuem as divergências entre as responsabilidades, demandas do mercado e as capacidades dos funcionários.  E, fora do ambiente de trabalho, o incentivo a hobbies também são muito importantes por fornecerem distrações e darem a sensação de prazer.
Busca-se com tudo isso criar uma organização saudável. A chamada organização saudável não é aquela em que todos os indivíduos têm saúde perfeita, mesmo porque tão situação é inalcançável. Uma organização saudável pode ser descrita como uma que equilibra as necessidades de desejos de todos seus stakeholders: os acionistas, o os gerentes, os funcionários, o governo e os consumidores. Não é para se focar somente nos funcionários, mas sim balancear para esforços para encontrar um objetivo em comum entre todos. Desta maneira os resultados podem ser melhorados para todos os grupos.


Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *


WhatsApp chat