fbpx

O que é o exame de faixa?

27/11/20190
Postv2-Exame_de_Faixa.png

Você sabe o que é o Taekwondo Songahm? O ATA define esse estilo como uma arte marcial que desenvolve a pessoa tanto física, quanto mentalmente.

Taekwondo significa “a arte ou o caminho das mãos e dos pés”.

Songahm significa “templo ao pinheiro”, ou seja, EQUILÍBRIO. O pinheiro simboliza a lealdade eterna, é uma árvore cuja raízes e tronco se desenvolvem de forma simultânea e equilibrada, o que significa o desenvolvimento físico e mental do praticante de Taekwondo Songahm. O tronco corresponde ao corpo e as raízes à mente.

Como funciona o exame de faixa?

O aluno que quer chegar na Faixa Preta tem um longo caminho a trilhar pelas faixas coloridas que a antecedem. Quando esse aluno conquista a Faixa Preta, sabemos que ele a mereceu através de sua determinação, vontade, disciplina, coragem, dedicação e porque aprendeu não só a técnica como também assimilou a filosofia de virtudes que o Taekwondo Songahm ensina: integridade, cortesia, lealdade, honestidade, respeito, humildade e muitas outras. A soma disso tudo e a soma da técnica ajudam a formação de um ser humano melhor.

E como eu mudo de faixa?

São vários critérios que variam de acordo com o nível do aluno. As avaliações são feitas em aulas através dos exames de pontas que avaliam: frequência, desempenho escolar e comportamental, técnicas básicas, chutes, formas, armas, teste físico, sparing e quebramento.

Quando o aluno recebe todas as pontas, significa que está apto a prestar o exame que determinará se ele irá ou não para a próxima faixa.

Graduações do Songham Taekwondo

O caminho do aluno dentro do taekwondo é dividido em Graus e em seguida em Dans. Cada grau corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, sobre o dobok.

O Taekwondo é uma arte marcial bem antiga e era passada dentro das famílias como uma forma de proteção e segurança. Os mais velhos iam passando seus conhecimentos para os mais novos, porém, com o crescimento das famílias e número de alunos, ficava mais difícil identificar o nível de cada aluno. O sistema de faixas nasceu para facilitar essa identificação e agilizar as aulas.

As fórmulas são um método utilizado para ensinar ao aluno todos os movimentos básicos e chutes sistematicamente, desde a fase inicial até a avançada. É essencial para o praticante de Taekwondo que aprende como desenvolver: visualização, técnicas corretas, equilíbrio, rapidez, força, sentido de movimento, de espaço e direção.

A Faixa Preta é só o começo

Todas as escolas da ATA Martial Arts, utilizam um sistema de graduação para o desenvolvimento de habilidade, disciplina e autocontrole, itens que são necessários para o aprendizado das técnicas do Taekwondo Songahm.

Possuímos nove graduações de faixas coloridas e nove “graus” de faixa preta. As graduações de faixas coloridas são divididas em dois níveis: recomendado e decidido.

O Taekwondo é uma arte marcial que conversa tanto com corpo, quanto com mente. O Taekwondo Songahm tem como missão melhorar o mundo formando um Faixa Preta por vez.

 

 

Texto adaptado: ATA Martial Arts Pedra Branca

Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *


WhatsApp chat