Um dos principais pilares para um bom funcionamento do corpo, é a alimentação.
Quando ela é feita de maneira balanceada, pode prevenir deficiências nutricionais e ainda melhora as defesas do organismo o protegendo contra doenças infecciosas.
Uma alimentação balanceada oferece para o corpo todos os nutrientes necessários diariamente, deve conter: verduras, legumes, castanhas, carnes, feijão, leite, gorduras e muito mais. Mas sempre existindo equilíbrio na hora de consumir cada um deles. Uma coisa importante, é sempre bom evitar o consumo de alimentos industrializados. Eles são ricos em conservantes, corantes e aditivos químicos que podem fazer muito mal para a saúde.
A alimentação adequada é uma grande aliada para o sucesso de lutadores durante competições ou treinamentos e pode fazer uma grande diferença para o esportista, trazendo ótimos resultados nos tatames e nos ringues.
A nutrição melhora o desempenho e os depósitos de energia, reduz a fadiga e o tempo de recuperação pós treino, previne contra lesões e mantém a saúde geral do atleta.
Durante o treino, o metabolismo predominante durante o esforço físico é o anaeróbico, treino de alta intensidade sem gasto de oxigênio. A principal fonte de energia utilizada é a glicose proveniente dos estoques de glicogênio musculares, que está associado com a capacidade de realização dos movimentos. Por isso, a dica mais importante é: JAMAIS TREINAR EM JEJUM OU DE BARRIGA VAZIA!
A alimentação antes do treino pode ser realizada 1 hora antes do treinamento. Esta refeição deve ser rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, para que se tenha uma liberação gradual da energia durante a prática esportiva, moderada em proteínas e fibras e baixa em gorduras. Deve ter como base: arroz integral, batata, inhame, mandioca, macarrão, frutas, cereais integrais, pão integral, queijo branco, carnes magras e verduras e legumes.
Durante os treinos deve-se manter a ingestão de líquidos para garantir a hidratação.
Após o treino, é extremamente importante repor nutrientes para evitar o catabolismo. É preciso ingerir carboidratos de moderado a alto índice glicêmico, encontrados nos alimentos como pão branco, macarrão, batata inglesa e banana.
A recuperação muscular é garantida através do consumo de proteína de alto valor biológico como: carnes magras, ovos, leite ou na forma de suplementação. Esta refeição deve ser realizada o mais rápido possível, logo após o término do exercício, pois é neste período que os nutrientes são melhores absorvidos.
Quanto mais rápido você começar a cuidar da sua alimentação, mais cedo irá sentir os resultados em sua vida. Quem é adepto a uma alimentação balanceada, vive mais, tem mais energia e saúde para viver a vida. Quem deseja mudar os hábitos, pode pedir ajuda para um nutricionista, um profissional da área pode te ajudar nessa jornada!