fbpx

Como ajudar seu filho que tem problema de concentração nos estudos!

11/03/20190
1200-concentração.png

Você tem dificuldade para ensinar seu filho?

Ele não consegue se concentrar?

Isso é mais comum do que você imagina! As crianças perdem a atenção de maneira muito fácil, tudo é muito novo e eles são muito curiosos.

Mas e aí, as como lidar com isso?

As distrações na escola são causadas por vários motivos, sejam ruídos dentro ou fora da sala, sons de dispositivos ou conversas com os colegas. Não é algo difícil de resolver.

Porém, existem crianças com dificuldade de aprendizado de natureza neurobiológica, como o TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade). Nesses casos, o rendimento escolar pode ser menor devido à facilidade de distração, constante agitação ou falta de paciência. Mesmo enfrentando obstáculos, as crianças com TDAH podem acompanhar seus colegas. A escola deve adaptar as aulas para torna-las mais estimulantes, incorporando técnicas que colaborem para esse objetivo.

É essencial que os professores saibam trabalhar a diversidade. Planejar atividades para os alunos com dificuldade de concentração é uma excelente maneira de reconhecer as diferenças e respeitar o tempo de formação de cada aluno. Uma dica bem interessante: antes de começar as atividades de linguagem, convide seu filho para a prática de atividades físicas.

Mas porque isso é tão importante?

É algo fundamental na verdade! Ao longo das atividades físicas as crianças aprendem a coordenar o próprio corpo, seus movimentos, tendo assim, um controle maior durante exercícios de linguagem.

Além de ser saudável, a prática de esportes é muito importante para melhorar a concentração e aliviar o estresse, a trabalhar em equipe, a ser pontual e a conviver com os colegas.

As lutas são esportes que ajudam bastante na desenvoltura das habilidades, reflexos e reações, além de permitirem descarregar a energia. também aumentam a concentração e desenvolvem a força, equilíbrio, velocidade e flexibilidade infantil. Sem contar os valores essenciais como a tolerância, responsabilidade e respeito, por exemplo.