fbpx

Os pequenos e a obesidade infantil

19/02/20190
1200-obesidade1.png

Com tantas opções de fastfood, fica difícil escapar das tentações.

Mas para as crianças, isso pode ser um risco, ainda mais quando não praticam nenhum esporte.

A obesidade infantil acontece quando o peso de uma criança está maior do que o recomendado para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente, uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado. Esses quilos extras podem ter consequências para as crianças até a vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse período. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. Além de poder levar a problemas de autoestima e depressão nas crianças.

E o que causa a obesidade infantil?

É um desequilíbrio entre o ganho e o gasto de energia. Os alimentos industrializados ocupam boa parte do cardápio das crianças pelas facilidades para os pais que estão sem tempo, pois trabalham o dia inteiro. Em contraprtida, esses alimentos são muito mais ricos em gorduras, açúcares e calorias, por exemplo.

O sedentarismo contribui ativamente com a obesidade, assim como a modernidade eletrônica, a atração pelo monitor/display, as escolas que possuem exercícios só para cumprir a lei. Tudo isso contribui para a obesidade infantil.

Alguns fatores podem aumentar o risco de obesidade em crianças e adolescentes, tais como:

  • Dieta desequilibrada;
  • Sedentarismo;
  • Histórico familiar de obesidade;
  • Fatores psicológicos, como estresse ou tédio;

Tá bom, mas como tratamos a obesidade infantil?

Além de procurar profissionais da área, com Endocrinologistas, Pediatras, Nutrólogos e Nutricionistas, existem mudanças que ajudam na melhora.

  • Alimentação saudável;
  • Prática de atividade física regular;

Para estas crianças o esporte individual é o mais indicado. O atletismo (geralmente elas não gostam), o tênis (é de difícil acesso) e tem também as artes marciais.

O Taekwondo é um dos esportes mais indicados, porque nele o contato é menor, então as chances de lesão também são menores. As artes marciais em geral têm o benefício de obediência e hierarquia, além de outros princípios fundamentais para a construção do caráter e personalidade dos pequenos. Outro ponto importante diz respeito na melhora do condicionamento físico das crianças.

As artes marciais ajudam a desenvolver a mobilidade das articulações e incentivam o autocontrole emocional.

Acompanhe sempre de perto a alimentação dos seus filhos. Foque em verduras e frutas para compor as refeições. Esportes desde cedo fazem bem para as crianças, portanto evite que os pequenos fiquem atentos só a televisão, smatphones e vídeo games!