fbpx

SETEMBRO AMARELO

23/09/20190
amarelo-blog.png

Hoje vamos abordar um assunto bem delicado e que merece muita, mas muita atenção! Setembro é o mês de prevenção ao suicídio.

 

Mas o que é o Setembro amarelo?

É uma campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre o suicídio no Brasil e no mundo, além de suas formas de prevenção.

O movimento começou com o CVV, que é o centro de valorização da vida, em conjunto com o CFM, conselho federal de medicina, e a ABP, associação Brasileira de psiquiatria.

 

Pesquisas mostram que são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior as vítimas da aids e da maioria dos tipos de câncer. A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. A cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. E o mais importante, 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados. O suicídio está entre as 3 maiores causas de morte de pessoas com idade entre 15 e 35 anos.

 

O objetivo é falar sobre o suicídio e quebrar o tabu, trazendo o assunto a tona. Abordar o tema, esclarecer, conscientizar e prevenir é uma das formas de reverter esse cenário.

 

O suicídio é um problema para qual não existe uma única causa ou razão, ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo a maioria dos suicídios podem ser prevenidos.

Estudos tanto em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, revelam um importante fator relacionado ao suicídio, que é o fato que a maioria das pessoas que cometeram suicídio tem um transtorno mental diagnosticável.

 

Estes são os grupos diagnósticos, em ordem decrescente de risco:

1º Depressão

2º Transtorno de personalidade (antissocial e borderline com traços de impulsividade, agressividade e frequentes alterações do humor)

3º Alcoolismo

4º Esquizofrenia

5º Transtorno mental orgânico

 

O que fazer para ajudar:

Sempre ouvir, mostrar empatia e ficar calmo, ser afetuoso e dar apoio, explorar outras saídas além do suicídio, tomar atitudes, contar a outros, conseguir ajuda.

 

O que não fazer:

Ignorar a situação, ficar chocado, envergonhado ou em pânico, falar que tudo vai ficar bem.

Desafiar a pessoa a continuar em frente, fazer o problema parecer trivial, dar falsas garantias, jurar segredo. Deixar a pessoa sozinha.

 

O SUICÍDIO PODE SER PREVENIDO, JUNTOS PODEMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS.

 


Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *


WhatsApp chat