fbpx

As artes marciais estão atraindo mais mulheres!

08/04/20190
artes-marciais-1200.png

Arte marcial é “coisa de homem”? Já se foi o tempo em que somente os homens utilizavam de artes marciais para encontrar o equilíbrio para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Cada vez mais é notada a presença feminina nas academias, muitas meninas praticantes de karatê, judô, taekwondo entre outros tipos de artes marciais.

Muitos tabus foram quebrados, mas ainda assim existem certos preconceitos quando se fala na presença feminina nos tatames. Na maioria das vezes o preconceito vem da própria mulher, que desinformada sobre o assunto, acha que, quem luta torna-se menos feminina e com traços masculinos acentuados. As artes marciais, como o karatê, o taekwondo e o judô, foram criadas para o desenvolvimento não só do corpo, mas também da mente do praticante.

Com a insegurança nas ruas e até dentro de casa, os números revelam um dos motivos que leva as mulheres a quererem se defender: a cada 15 segundos, uma mulher é violentada no Brasil, de acordo com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher.

Os benefícios são vários, mas pode-se destacar o aumento da segurança e melhora da autoestima. As lutas também trabalham a concentração, disciplina, agilidade, coordenação motora, alongamento, defesa pessoal, autoconfiança e equilíbrio, entre outros. A sensação de segurança somada ao corpo durinho são os fatores que mais contribuem para elevar a autoestima.

As academias não demoraram a oferecer novas modalidades, ajudando a quebrar crenças que ainda afastavam parte do público feminino – como a de que esses esportes são violentos. Quem faz curso de defesa pessoal procura sentir-se menos vulnerável a situação de violência, principalmente quem vive em grandes cidades. As mulheres, que em geral uma imagem de fragilidade, estão mais suscetíveis à ação de criminosos.

Dentre várias artes marciais praticadas por mulheres, podemos destacar algumas e seus respectivos benefícios.

Muay Thai

Caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos e pés, associado a uma forte preparação física que torna uma luta de contato poderosa e eficiente. Ajuda na parte aeróbica, como um excelente meio de exercitar o corpo, como uma maneira de aliviar o stress do dia a dia e ajuda a melhorar a coordenação e a flexibilidade. Além de ser um ótimo meio de defesa pessoal.

Krav Magá

É reconhecido mundialmente como arte de defesa pessoal. De origem israelense, tem feito muito sucesso entre as mulheres, principalmente porque não se baseia na força física para aplicar golpes certeiros, e sim na transferência do próprio peso e velocidade máxima do músculo.

Boxe

É ótimo para queimar calorias, conta com um intenso programa de exercícios que melhora o condicionamento cardiorrespiratório, como pular corda, proferir golpes em acolchoados e sacos de areia, corrida e exercícios localizados, divididos em períodos de alta, média ou baixa intensidade. O treino pode ser feito em dupla ou individualmente, dependendo do objetivo do atleta.

Jiu-jitsu

Usando técnicas de autodefesa baseadas nos princípios do equilíbrio, era praticado por monges budistas na índia. Usa o sistema de articulação do corpo e das alavancas, dispensando o uso de força ou armas.

Judô

A filosofia da luta procura integrar corpo e mente. As técnicas usam os músculos e a velocidade de raciocínio para vencer o oponente. A vitória representa um fortalecimento espiritual: não é suficiente apenas aprender como lutar com perfeição, é necessário tornar-se um grande ser humano.

Aikido

É uma Arte Marcial defensiva, no qual se difere das demais por não existir o espírito de combate ou competições, não sendo agressivo ou violento. As mulheres se destacam pela sua facilidade no aprendizado, principalmente devido ao conceito de não utilizar força para dominar o adversário, conceito esse que é mais difícil de ser absorvido por homens. Ao estudar esta arte aprende-se a não utilizar a força muscular, mas sim desenvolver e utilizar a força interna.

Hapkido

É uma Arte Macial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, e também ensinar seus praticantes a autodefesa com qualquer objeto.

Taekwondo

Do coreano, taekwondo significa, literalmente: saltar, voar, chutar ou quebrar com o pé (tae), socar ou destruir com os punhos (kwon) e arte, caminho, método (do). Voltado para defesa pessoal, as técnicas da modalidade envolvem o uso de pés, das mãos e dos punhos, em uma combinação de movimentos do judô, caratê e boxe tailandês. Os exercícios são ótimos para a parte cardiorrespiratória e melhoram a coordenação e a flexibilidade.

 

E então, qual dessas opções combina mais com você?


Responder

Your email address will not be published. Required fields are marked *


WhatsApp chat